Bartwist

Bérrio

// Descrição

Bérrio é o nome dado à embarcação da expedição de Vasco da Gama que, por ser mais leve e rápida, foi a primeira a regressar a Lisboa. Também o nome do cocktail dado ao cocktail com que Luís Fonseca venceu o Mistura Beirão 2019. Leia a nossa reportagem aqui.

Bérrio, Cocktail vencedor do Mistura Beirão 2019

// Ingredientes

  • 50 ml de Licor Beirão
  • 60 ml de sumo fresco de pêra e cardamomo
  • Espuma de gengibre
  • Curcuma QB

// Modo de preparação

O Sumo

Descascam-se meia dúzia de pêras, cortam-se em pedaços e levam-se à centrifugadora. Depois de extraído o sumo, numa liquidificadora, bate-se com 3 a 5 bagas de cardamomo até estas estarem bem trituradas. Por fim, côa-se tudo num peneiro para reter as cascas do cardamomo e junta-se menos de meia colher de café de ácido cítrico para evitar a oxidação do mesmo.

O Cocktail

Num shaker, juntar o sumo de pêra e cardamomo e o Licor Beirão, agitar com gelo em cubo e verter para o copo em double strain. Finalizar com espuma de gengibre pulverizada com curcuma. Servir com uma palhinha de vidro e com crackers de pêra. Os crackers referidos são feitos a partir da desidratação das fibras de pêra que sobram da centrifugação e que são reaproveitadas para o efeito.

Veja também...

Grasshopper

Bartwist - Receita God Father

God Father

Bartwist - Receita Americano

Americano

Bartwist - Receita Cuba Libre

Cuba Libre

Bellini