O World Travel & Tourism Council (WTCC) alertou para a perda de um milhão de empregos por dia devido à pandemia de COVID-19. O cálculo, a nível mundial, refere-se apenas ao setor das Viagens e Turismo.
Segundo a organização internacional que representa o sector privado global de Viagens e Turismo, as crescentes perdas de emprego estão a afetar todos os níveis destas atividades. Como se não bastasse, a destruição de emprego ganha ritmo, à medida que os países ditam medidas de isolamento para combater o vírus.
“Embora alguns governos tenham sido rápidos a responder com promessas de ajuda, a maioria das empresas ainda não têm ideia sobre como ter acesso a esses empréstimos e benefícios fiscais, que potencialmente salvam vidas“, avisou Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC.
A responsável deixa um apelo: “Pedimos aos governos de todo o mundo que deixem bem claro como as empresas podem ter acesso aos fundos, o que pode evitar a hemorragia de empregos em todo o setor das viagens e turismo.”
Recentemente, a Associação da Hotelaria de Portugal apresentou uma estimativa da perda de receitas para o setor, no nosso país, devido ao novo coronavírus. Num cenário mais gravoso, os prejuízos podem ascender a 800 milhões de euros.