Bartwist

Premium Bartender leva 10 alunos a novo “Exame Final”

O curso “Premium Bartender”, lecionado pela Cocktail Team, possui um argumento de peso: garante emprego a quem o frequenta. Seja em bares e hotéis parceiros da escola ou mesmo a colaborar com a própria Cocktail Team, os formandos encontram sempre colocação no mercado de trabalho. A certeza foi deixada ao Bartwist, por Sónia Paiva, office manager da Cocktail Team: “Alguns saem daqui já com contrato de trabalho e outros ficam a trabalhar connosco.”

Desta vez foram 10 os participantes no curso de “Premium Bartender” (no máximo, são admitidos 20), com idades entre os 19 e os 45 anos. Foi entre os dias 20 de janeiro e 17 de fevereiro que os formandos receberam 100 horas de aulas teórico práticas. e, no teste final, enfrentaram um júri de profissionais da área. A prova envolvia dois cocktails clássicos escolhidos pela escola e outro, de assinatura.

Um dos docentes do curso de “Premium Bartender” é Marcos Dias, vencedor do concurso Bacardi Legacy Portugal 2020. Sónia Paiva dá o exemplo de Marcos Dias para demonstrar o valor dos ensinamentos da Cocktail Team. O (agora) barman foi empregado de mesa num restaurante. Fez formação na escola e tornou-se chefe de bar no 1908 Lisboa Hotel, além de professor e membro do júri de “Premium Bartender”. 

15 Anos de Cocktail Team

A funcionar em Massamá, a Cocktail Team existe desde 2005. O seu forte é a formação, certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) e pela Turismo de Portugal. São inúmeras as propostas de aprendizagem, que vão do Flair (combinação de serviço e animação de bar) à Mixologia Molecular, passando por masters em vários tipos de bebidas. E, se os formandos não puderem deslocar-se até Massamá, os formadores da Cocktail Team vão até aos locais de trabalho dos interessados. 

Entre os cursos da Cocktail Team há também formações mais curtas, de cinco horas, para quem apenas tem interesse no universo das bebidas, e que podem ser sobre temas como gins, cocktails, vinhos ou os segredos de fazer cerveja artesanal.

A Cocktail Team foi fundada por Hugo Silva e Lúcia Encarnação, e presta ainda serviços noutras áreas. Nomeadamente, ao nível da consultoria (“como abrir um bar em 10 passos”, por exemplo) e da realização de eventos, dispondo também de uma loja de bar no seu site.

As próximas edições do curso “Premium Bartender” realizam-se entre os dias 20 de abril e 18 de maio e entre 22 de junho e 20 de julho.

Fachada Rodrigues

Fachada Rodrigues

Jornalista de formação, com década e meia de prática em jornais de escala nacional, e com passagens por assessoria de imprensa ao nível do Estado, recentemente começou a leccionar Jornalismo Digital. Gosta de um bom vinho, seja ele de mesa ou do Porto, e não nega um cocktail. Contacto: frodrigues@bartwist.com