Bartwist

O que é baijiu, afinal?

“Baijiu” significa literalmente licor branco. É uma bebida muito popular na China e a espirituosa mais consumida em todo o mundo, mas é bem menos conhecida fora deste país. Um dos licores mais fortes do planeta, tem uma média de teor alcoólico que se situa entre os 29% e os 65%, o que aconselha alguma prudência no seu consumo. 

O baijiu nasceu nas províncias chinesas de Sichuan e Guizhou e a sua produção e consumo têm mais de mil anos. É feito a partir da destilação de sorgo, mas pode envolver outras matérias-primas, nomeadamente trigo, arroz e milho. A fermentação do baijiu processa-se em estado sólido e não usa levedura, como a maioria dos outros processos de produção. Em vez disso, é utilizado um agente de fermentação chamado Qu.

“Não se pode por a mesa sem o baijiu”

Um ditado chinês diz que “não se pode pôr a mesa sem o baijiu”. É bebido com o intuito de criar uma atmosfera de cordialidade e respeito e é especialmente popular durante as celebrações do Ano Novo Lunar. Personalidades como Obama, George W. Bush,  Reagan, Nixon, Chaplin ou Jackie Chan constam da extensa lista de notáveis apreciadores de baijiu. 

O baijiu Moutai é a marca de bebidas espirituosas mais valiosa do mundo

Convém sublinhar que o baijiu não é apenas uma bebida, é uma categoria por si mesmo, como o whisky, o vinho ou a cerveja. Os conhecedores analisam-lhe a cor, aroma e sabor, que vai de delicado a intenso. Também existem diferentes tipos de baijiu: aroma de arroz, aroma ligeiro, aroma forte (representa cerca de 70% do mercado de baijiu chinês) e aroma de molho (o mais intenso de todos).

A Moutai, produtora mais importante do referido aroma de molho é uma marca que vale mais do que grandes companhias do mundo ocidental, como a Diageo e a Pernod Ricard juntas – algo que mencionámos anteriormente. Uma garrafa padrão da marca Moutai (meio litro) custa cerca de 350 dólares. 

Estima-se que na China se bebem entre 10 e 17 mil milhões de litros de baijiu por ano. Uma quantidade tão significativa que daria, por exemplo, para garantir o caudal das cataratas do Niágara durante uma hora. 

A pergunta que se impõe é: o baijiu vende-se em Portugal? Não é bebida que se encontre com facilidade, mas… sim. Se efetuar uma pesquisa por “baijiu Portugal” irá encontrar alguns sites portugueses que comercializam este licor tão apreciado na China.

Fachada Rodrigues

Fachada Rodrigues

Jornalista de formação, com década e meia de prática em jornais de escala nacional, e com passagens por assessoria de imprensa ao nível do Estado, recentemente começou a leccionar Jornalismo Digital. Gosta de um bom vinho, seja ele de mesa ou do Porto, e não nega um cocktail. Contacto: frodrigues@bartwist.com