Bartwist

Moutai é a marca espirituosa mais valiosa do mundo

28 Junho 2019 Redação

O baijiu Moutai voltou a ver reafirmada a sua posição como a marca de bebidas alcoólicas mais valiosa do mundo. Para os menos conhecedores, convém esclarecer: o baijiu é um licor chinês feito a partir de cereais.

O ranking da Brand Finance Spirits 50 2019 fala de um crescimento assinalável de 43% em valor de marca, que se traduz num aumento de 30,5 mil milhões de dólares de 2018 a 2019. Para além do Moutai, as marcas baijiu chinesas (Wuliangye, Yanghe e Luzhou Laojiao) continuam a dominar a lista, conquistando os quatro primeiros lugares.

Para a Brand Finance, a conquista do pódio por parte de marcas baijiu chinesas mostra a agilidade na adaptação a um mercado competitivo. A forma como estas marcas respondem e se adaptam a estas mudanças determinam as futuras oportunidades de crescimento do valor da marca.

A Brand Finance calcula os valores das marcas de acordo com as suas tabelas de classificação criadas usando a abordagem Royalty Relief – um método de avaliação de marca compatível com os padrões do setor definidos na ISO 10668. O relatório pode ser consultado aqui.