Bartwist

Luís Fonseca vence Mistura Beirão 2019

Foi com o cocktail Bérrio que Luís Fonseca venceu a final do concurso Mistura Beirão 2019, que decorreu a 24 de outubro na Lousã. Será este bartender do Bar do Restaurante Pesca, em Lisboa, que vai acompanhar a marca nacional ao Nightclub & Bar Show 2020, o maior evento de bar do mundo, que se realiza em Las Vegas. 

Por sua vez, Kevin Louçano venceu o Prémio Viralidade com o cocktail Eannes, ao reunir o maior número de votos na internet para o seu cocktail – ganha, assim, um curso de mixologia com Luca Ciapponi. Já Helena Pereira conquistou o Prémio Visibilidade com o cocktail Essência, tendo em conta o alcance e o impacto da promoção do seu cocktail (elementos avaliados pelo júri). Recebe como prémio a oportunidade de acompanhar o Licor Beirão em todos os eventos de bar fora de Portugal.

Em declarações ao Bartwist, Luís Fonseca revelou: “Foi o meu primeiro concurso. Estou nisto há dois anos. Para mim é um pleno: primeiro concurso e vitória. Isto vai representar muito; agora é continuar e acreditar naquilo que faço”.

Foi em pleno Castelo da Lousã, onde decorreu a festa de consagração dos vencedores, que se registou um momento que comoveu o brand ambassador do Licor Beirão, João Pessoa. A empresa homenageou a dedicação de mais de uma década deste profissional à empresa, num gesto que envolveu um vídeo em que muitos dos colegas da empresa elogiaram as suas qualidades pessoais e profissionais. José Redondo, sócio-gerente da J. Carranca Redondo, entregou uma peça a João Pessoa com a inscrição “Comendador Beirão”. 

Antes – e com muito nervosismo à mistura -, os 12 finalistas escolhidos entre mais de 500 concorrentes foram postos à prova na Quinta do Meiral, onde é produzido o Licor Beirão. Segundo a empresa, o Mistura Beirão é já “o maior concurso de barmen realizado em Portugal”

Os 12 finalistas do Mistura Beirão

Além do tempo cronometrado – sete minutos para preparativos e mais sete minutos para exposição e concretização do cocktail – havia mais motivos para algumas tremuras na hora de misturar os ingredientes: o júri era composto por nomes sonantes do universo da mixologia. Mais concretamente: Wilson Pires, Bruno Veiga, Alberto Pires, Ricardo Redondo e Jaime Montgomery.  

Luís Fonseca, na preparação do cocktail vencedor do Mistura Beirão

Luís Fonseca, com a sua narrativa à volta do descobrimento do caminho marítimo para a Índia, foi um dos mais calmos do lote de finalistas. Um fator que, aliado ao sabor do seu cocktail, acabou por conquistar o principal prémio deste Mistura Beirão 2019. Bérrio é o nome dado à embarcação da expedição de Vasco da Gama que, por ser mais leve e rápida, foi a primeira a regressar a Lisboa.

Enquanto não lhe trazemos notícias da visita de Luís Fonseca aos States, conheça a receita do cocktail vencedor nesta ligação.

Fachada Rodrigues

Fachada Rodrigues

Jornalista de formação, com década e meia de prática em jornais de escala nacional, e com passagens por assessoria de imprensa ao nível do Estado, recentemente começou a leccionar Jornalismo Digital. Gosta de um bom vinho, seja ele de mesa ou do Porto, e não nega um cocktail.