Bartwist

Lisbon Bar Show 2020 estreia congresso ibérico, espaço premium e área dedicada ao café

O 1.º Congresso Ibérico de Bartenders é uma das principais novidades do Lisbon Bar Show, que se realiza nos próximos dias 19 e 20 de maio, na sala Tejo do Altice Arena. Algo “que nunca foi feito”, comenta Alberto Pires, organizador do Lisbon Bar Show, em declarações ao Bartwist. No encontro, os profissionais dos dois países vão debater o estado atual e posição do universo do bar na Península Ibérica. 

Ainda faltam alguns meses para o Lisbon Bar Show, evento de nível mundial dedicado ao bar, mixologia e hospitalidade, mas já podemos adiantar outras novidades reveladas por Alberto Pires. Uma delas é a criação de um espaço premium, cuja entrada “implica o pagamento de um bilhete extra”. 

Será neste espaço premium que um escansão e um barman darão a conhecer produtos topo de gama e que habitualmente não estão disponíveis para prova nos stands das marcas – Alberto Pires dá o exemplo do conhaque Louis XIII da Rémy Martin.  Este espaço premium não terá presença de marcas, apenas dos produtos e pretende-se que o seu acesso seja restrito e exclusivo.

Outra estreia no Lisbon Bar Show é o espaço “Meet the Makers”, onde será possível contactar produtores e destiladores portugueses e estrangeiros. Haverá ainda uma nova área específica dedicada ao café, que se espera bastante participada, tendo em conta a predileção dos portugueses por este produto. 

Por decidir está o país convidado, que em 2019 foi a Grã-Bretanha, quando o Lisbon Bar Show ainda se realizava no Convento do Beato (leia a nossa reportagem aqui). No entanto, já há algumas personalidades confirmadas ao nível de oradores. É o caso de Tato Giovannoni, bartender do bar Florería Atlántico, em Buenos Aires, classificado como terceiro melhor do mundo nos “The World’s 50 Best Bars”, e de Fabio Milani, um dos pioneiros do coffee flair (técnica em que o café é usado na mixologia de bebidas).

Hidetsugu Ueno, do High Five, o 18.º bar no referido guia, e Martin Hudák e Stefani, do Maybe Sammy, de Sydney, também estarão presentes – estes últimos em representação do 43.º melhor bar do mundo.

O bilhete para o Lisbon Bar Show é válido para os dois dias e já pode ser adquirido em pré-venda no site oficial por 23 euros; durante o evento custa 30 euros. Um euro de cada bilhete irá reverter para uma organização de solidariedade social.

Fachada Rodrigues

Fachada Rodrigues

Jornalista de formação, com década e meia de prática em jornais de escala nacional, e com passagens por assessoria de imprensa ao nível do Estado, recentemente começou a leccionar Jornalismo Digital. Gosta de um bom vinho, seja ele de mesa ou do Porto, e não nega um cocktail. Contacto: frodrigues@bartwist.com