“Destilarias de todo o mundo uni-vos… para produzir desinfetante de mãos!” Por estes dias, parecem ser estas as palavras de ordem que contam para muitas destilarias situadas em vários pontos do globo.
Muitas destilarias decidiram reagir à falta de desinfetante de mãos que se faz sentir, devido à pandemia de COVID-19 (novo coronavírus). Nalguns casos suspenderam mesmo a produção de bebidas espirituosas e começaram a aplicar o álcool que fabricam em produtos para higienizar as mãos. O Bartwist recolheu alguns exemplos e a lista não será por certo exaustiva. É que cada vez mais há empresas a seguir esta via.
Inclusive, em Portugal, a Super Bock e a destilaria Levira, em Anadia, associaram-se para produzir gel desinfetante. Também na Bairrada, farmacêuticos, profissionais de saúde e vitivinicultores juntaram-se para produzir a solução higiénica a partir de aguardente vínica e outros produtos alcoólicos.
Já o responsável pelo Sharish Gin, António Cuco, anunciou que vai fornecer álcool ao Hospital de Évora. Além disso, tem disponível para venda um novo gin com 75% de álcool, o Bluwer, que pode ser bebido ou usado como desinfetante.
Em França, a Pernod Ricard anunciou que vai doar 70 mil litros de álcool puro para produção de desinfetante para as mãos. A empresa vai ceder o álcool à Laboratoire Cooper, uma das maiores fornecedoras de desinfetante às farmácias francesas.
As filiais da Pernod Ricard em países como a Suécia, Irlanda, Espanha e EUA também vão contribuir para a produção do produto higienizador. Algumas destas filiais envolvem a destilaria da Absolut Vodka, na Suécia. Nos EUA, as filiais são a Rabbit Hole (Kentucky), Smooth Amber (Virginia) e TC Whiskey (Texas).
Pernod Ricard e Bacardi
Outro produtor bem conhecido, a Bacardi, estabeleceu uma parceria em Porto Rico, onde são feitos 80% dos seus runs. A Bacardi irá fornecer matérias primas à fabricante porto-riquenha Olein Refinery. Matérias que permitirão a produção de mais de 1,7 milhões de unidades de desinfetante para as mãos.
Nos EUA, são vários os exemplos de destilarias a produzir desinfetante de mãos. Inclusive, a Alcohol Tobacco Tax and Trade Bureau suavizou as suas regras para que tal possa acontecer. A lista inclui nomes como: Old Fourth Distillery, Durham Distillery, Shine Distillery & Grill, Koval Distillery, Caledonia Spirits, Black Button Distilling, New York Distilling Company, Yahara Bay Distillers e Corsair Artisan Distillery.

De volta ao espaço europeu há mais exemplos, sobretudo no Reino Unido. Leith Gin e Verdant Spirits, na Escócia; 58 Gin, Circumstance Distillery e Psychopomp microdistillery, em Inglaterra; e Listoke Distillery, na Irlanda.
Na Finlândia há duas empresas: a Kyrö Distillery Company e a Altia, companhia de bebidas alcoólicas detida pelo Estado.
Noutro ponto do globo, em Taiwan, a Tobacco & Liquor Corporation também vai suspender a produção para produzir desinfetante de mãos.
58 Gin, Altia, Bacardi, Black Button Distilling, Caledonia Spirits, Circumstance Distillery, Corsair Artisan Distillery, Durham Distillery, Koval Distillery, Kyrö Distillery Company, Leith Gin, Levira, Listoke Distillery, New York Distilling Company, Old Fourth Distillery, Pernod Ricard Absolut Vodka, Psychopomp microdistillery, Rabbit Hole, Shine Distillery & Grill, Smooth Amber, TC Whiskey, Tobacco & Liquor Corporation, Verdant Spirits, Yahara Bay Distillers