Bartwist

Destilarias de todo o mundo produzem desinfetante de mãos

“Destilarias de todo o mundo uni-vos… para produzir desinfetante de mãos!” Por estes dias, parecem ser estas as palavras de ordem que contam para muitas destilarias situadas em vários pontos do globo.

Muitas destilarias decidiram reagir à falta de desinfetante de mãos que se faz sentir, devido à pandemia de COVID-19 (novo coronavírus). Nalguns casos suspenderam mesmo a produção de bebidas espirituosas e começaram a aplicar o álcool que fabricam em produtos para higienizar as mãos. O Bartwist recolheu alguns exemplos e a lista não será por certo exaustiva. É que cada vez mais há empresas a seguir esta via.

Inclusive, em Portugal, a Super Bock e a destilaria Levira, em Anadia, associaram-se para produzir gel desinfetante.  Também na Bairrada, farmacêuticos, profissionais de saúde e vitivinicultores juntaram-se para produzir a solução higiénica a partir de aguardente vínica e outros produtos alcoólicos.

Já o responsável pelo Sharish Gin, António Cuco, anunciou que vai fornecer álcool ao Hospital de Évora. Além disso, tem disponível para venda um novo gin com 75% de álcool, o Bluwer, que pode ser bebido ou usado como desinfetante.

Em França, a Pernod Ricard anunciou que vai doar 70 mil litros de álcool puro para produção de desinfetante para as mãos. A empresa vai ceder o álcool à Laboratoire Cooper, uma das maiores fornecedoras de desinfetante às farmácias francesas.

As filiais da Pernod Ricard em países como a Suécia, Irlanda, Espanha e EUA também vão contribuir para a produção do produto higienizador. Algumas destas filiais envolvem a destilaria da Absolut Vodka, na Suécia. Nos EUA, as filiais são a Rabbit Hole (Kentucky), Smooth Amber (Virginia) e TC Whiskey (Texas).

Pernod Ricard e Bacardi

Outro produtor bem conhecido, a Bacardi, estabeleceu uma parceria em Porto Rico, onde são feitos 80% dos seus runs. A Bacardi irá fornecer matérias primas à fabricante porto-riquenha Olein Refinery. Matérias que permitirão a produção de mais de 1,7 milhões de unidades de desinfetante para as mãos.

Nos EUA, são vários os exemplos de destilarias a produzir desinfetante de mãos. Inclusive, a Alcohol Tobacco Tax and Trade Bureau suavizou as suas regras para que tal possa acontecer. A lista inclui nomes como: Old Fourth Distillery, Durham Distillery, Shine Distillery & Grill, Koval Distillery, Caledonia Spirits, Black Button Distilling, New York Distilling Company, Yahara Bay Distillers e Corsair Artisan Distillery.

De volta ao espaço europeu há mais exemplos, sobretudo no Reino Unido. Leith Gin e Verdant Spirits, na Escócia; 58 Gin, Circumstance Distillery e Psychopomp microdistillery, em Inglaterra; e Listoke Distillery, na Irlanda. 

Na Finlândia há duas empresas: a Kyrö Distillery Company e a Altia, companhia de bebidas alcoólicas detida pelo Estado.

Noutro ponto do globo, em Taiwan,  a Tobacco & Liquor Corporation também vai suspender a produção para produzir desinfetante de mãos.

Fachada Rodrigues

Fachada Rodrigues

Jornalista de formação, com década e meia de prática em jornais de escala nacional, e com passagens por assessoria de imprensa ao nível do Estado, recentemente começou a leccionar Jornalismo Digital. Gosta de um bom vinho, seja ele de mesa ou do Porto, e não nega um cocktail. Contacto: frodrigues@bartwist.com