Bartwist

“Os portugueses têm uma qualidade de café ótima” – Sara Massa

Global Brand Manager Licor 43 20 Janeiro 2020

A italiana Sara Massa é a Global Brand Manager da marca espanhola Licor 43, que se vende em cerca de 60 países. Em alguns mercados é até mais consumido do que em Espanha – ao contrário de Portugal, onde tem menor notoriedade, apesar do contexto nacional ter tudo para lhe ser favorável. Sara Massa conversou com o Bartwist no Bar Convent Berlin

Sabemos que o Licor 43 é uma receita secreta com 43 ingredientes. Qual é o componente base? É um licor com 43 ingredientes naturais, como botânicos e frutos, provenientes dos contornos do Mediterrâneo e o álcool é um álcool puro de cana de açúcar, com 31% de volume. A experiência da família Zamora [fundadora e produtora do Licor 43] está em garantir o justo equilíbrio entre todos estes ingredientes naturais. Há dois anos, a família partilhou um desses ingredientes, embora a receita se mantenha secreta. 

O vosso mercado mais forte fora de Espanha é a Alemanha? 
Efetivamente, a Alemanha é o nosso mercado número um, maior do que Espanha.

Isso é algo surpreendente.
Na Alemanha existe a tradição de beber Licor 43 com leite. O segundo mercado para nós é a Holanda e, o terceiro, o México. Neste país, encontramos a combinação de Licor 43 com café, o Carajillo. Daí nasceu o êxito deste combinado que está a ganhar evolução e relevância a nível global. A combinação com café surgiu nos anos 50, em Cartagena, onde é feito o Licor 43, e chamava-se Café Asiático. Não há nenhuma relação com a Ásia, mas chamava-se assim. 

No México, a partir do ano 2000, desenvolveu-se o Carajillo. Como nasceu? A tendência dos espanhóis – não sei se em Portugal é igual – é de servir Licor 43 num copo com gelo e depois coloca-se um café expresso. No México, o bartender coloca a mistura no shaker e agita-a. Cria-se assim um combinado que é muito interessante a nível de sabor porque é muito sofisticado, elegante e bem equilibrado. Mas é também uma boa experiência que o bartender pode propor e as pessoas vão falando, tornando-o num caso de êxito. Entre 2008 e 2018, no México, passámos de 15 mil caixas para 100 mil caixas, graças ao Carajillo, o combinado com café. 

Como estão as vendas em Portugal?
Não é um dos maiores mercados. Não disponho de números neste momento, mas são baixas. No entanto, a estratégia de vender o licor com café também se aplica lá. 

Parece contraditório, tendo em conta que em Portugal temos o hábito de beber café no fim da refeição e o consumo de álcool é elevado…
Nós reconhecemos que a oportunidade está lá. Os portugueses têm uma qualidade de café ótima. E, se compararmos com Espanha, a qualidade de torrefação em Portugal é mais elevada. 

Os portugueses quando estão fora de Portugal têm saudade do café português…
Eu sou italiana e compreendo (risos). Os portugueses apreciam os momentos à mesa. Têm o hábito de ficar um pouco mais à mesa depois de uma boa refeição, de uma boa comida, a desfrutar do momento. É um momento social, de partilha e é exatamente o momento de consumo do Licor 43 como Carajillo

Mas por que é que o Licor 43 e o café combinam tão bem? 
Gostava de partilhar um estudo que fizemos recentemente com o Licor 43 sobre o porquê de combinar bem com café. É porque, com os 43 ingredientes naturais, podemos identificar notas de aromas e sabores doces, botânicos, cítricos e florais. Dentro da parte doce, notamos a baunilha, por exemplo, ou a laranja, este é um dos ingredientes presentes na receita. Também na parte mais botânica, o coentro e, na cítrica, o limão. Na parte floral também pode notar a flor de laranja. O café tem, igualmente, estes níveis de sabor e aromas. Por isso combina, pelas notas similares e complementares. 

Em cocktails também funciona bem? 
Podes usar o Licor 43 com café num cocktail ou fazer um Espresso 43, como se fosse um Espresso Martini, mas com Licor 43. 

O segredo passa por levar as pessoas a experimentarem várias formas de consumo?
Sim. E também, algo de importante para todas as marcas premium, é formar. As pessoas têm de saber porquê. 

Há pouco disse que foi revelado um ingrediente do Licor 43, mas não chegou a dizer-nos qual…
Há mais que já foram revelados. Na verdade são cinco: baunilha, limão, laranja, chá e coentro. Mas cada paladar é diferente, podendo não identificar estes e identificar outros.