Bartwist

“O gin é super-versátil” – Desmond Payne (Beefeater)

Master Distiller Beefeater 01 Outubro 2019

Na nossa visita pelo Roma Bar Show aproveitámos para ter uma breve conversa com uma personalidade a quem não temos acesso todos os dias: Desmond Payne, master distiller do gin Beefeater, com mais de cinco décadas de experiência nesta indústria. 

Começámos por perguntar por que é que o gin continua a ser tão popular. Desmond avança com três motivos: “porque é fashion”, “porque os bartenders de hoje são melhores do que os melhores dos melhores do passado; são muito mais criativos” e porque “o gin é super versátil”.

Na opinião deste especialista, o gin é aquilo que se quiser e está em revolução, sendo pela conjugação de todos estes fatores que surgem cada vez mais novos gins. E com a vitalidade de hoje, qual será o futuro do gin amanhã? “Aquilo de que ninguém quer falar”, respondeu prontamente. Mas o futuro – avança Desmond – pode ser o flavored gin [NdR: gin de sabores]. “O que precisamos é de uma definição de flavored gin e depois todos estaremos felizes.” E aí estará uma nova categoria. Apesar de Desmond achar que as pessoas voltarão aos gins clássicos, admite que entraremos na era dos flavored gins. 

Palavras de quem sabe muito da matéria e que nos lançou uma questão: “Será que a próxima geração quer álcool? Pelo que vemos, há cada vez menos gente a beber”, constata, acrescentando: “Parece que é uma tendência emergente e o que acontece é que as empresas acabam por produzir bebidas com pouco álcool, ou mesmo sem álcool. Tentam acompanhar as tendências e esta é uma. Apenas não sabemos quanto tempo vai durar…”

E por falar em tendências, a marijuana confirma a sua popularidade? “Já está a encontrar o seu espaço. Muitas pessoas não bebem álcool e consomem marijuana, à medida que vai ficando mais legal, disponível e aceitável” comprova Desmond Payne, que garante que “as empresas estão sempre a tentar combinar as tendências…”

Leia a reportagem completa do Roma Bar Show nesta ligação.