Bartwist

Entrevista com Petra Lassahn

Diretora Bar Convent Berlin 20 Agosto 2020

O contexto atual requer novas medidas de precaução, mas o Bar Convent Berlin soube adaptar-se e vai manter a edição de 2020. O Bartwist entrevistou a diretora do BCB, Petra Lassahn, para conhecer um dos maiores eventos da indústria das espirituosas, que irá ocorrer (quase integralmente) em formato digital.

Ainda em relação a 2019, qual o balanço da última edição do Bar Convent Berlin [BCB]?
O BCB 2019 foi um dos eventos com maior sucesso de sempre. Pela primeira vez, tivémos 15’000 visitantes e, com quase 90 nações representadas, fomos mais internacionais que nunca. Isto distingue o BCB, pois torna-o num ponto crucial para a comunidade. As pessoas vêm de todas as partes do mundo ao BCB. Porém, é exatamente esse o problema deste ano. Devido às restrições às viagens, e à situação económica de muitos participantes da indústria, bem como as normas de segurança e higiene, decidimos organizar um evento digital este ano, que pessoas de todo o mundo possam assistir à mesma.

Petra Lassahn é Diretora do Bar Convent Berlin

O que é que nos pode dizer do tema deste ano?
Este ano será um evento muito especial, dado que a indústria se irá encontrar digitalmente pela primeira vez em 2020, devido à pandemia do COVID-19. O nosso foco foi fornecer uma plataforma para intercâmbio global, e penso que conseguimos alcançá-lo com o mote “BCB Pouring Digital” [NdR: BCB Servindo Digital].

Pode apresentar-nos o conceito híbrido deste ano?
O BCB Pouring Digital assenta em três pilares: apresentações e provas virtuais de produtos, aulas e seminários online, e, claro, a oportunidade de fazer contactos de forma digital. Mais do que nunca, estamos a dar aos nossos visitantes e expositores uma plataforma digital de intercâmbio de informação, realização de novos contactos e manutenção de contactos existentes, sete dias por semana, 24 horas por dia. Todo o Programa pode ser acedido gratuitamente de 12 a 18 de outubro. Os temas vão desde contribuições durante a crise do COVID-19 e questão de justiça social até contribuições técnicas e apresentações para todos os gostos. Muitos dos oradores mais conhecidos e mais populares na cena global dos bares estarão a bordo. Além disto, o BCB dará às marcas e expositores uma plataforma para destacarem os seus produtos e possíveis aplicações.

Em Berlim, mesmo, iremos organizar um evento mais pequeno, no Amano Hotel. Aqui, um número limitado de bartenders, distribuidores e retalho poderão fazer parte. Diversos conteúdos deste evento irão acabar por ficar acessíveis online através de streams ao vivo.

Além disto, como parte do conceito de “7 Bares em 7 Dias”, planeámos a apresentação de bares promissores de vários países. Para o efeito, a equipa BCB está já em conversações com bares de Singapura, Nova Iorque e São Petersburgo,

Profissionais dos bares e das bebidas também poderão fazer networking a nível global dentro da estrutura da Global Bar Week. Eventos como BCB Berlim, Brooklyn e São Paulo, assim como Imbibe Live, estão a colaborar entre si para proporcionar um programa globalmente acessível.

Como funcionam as provas virtuais e as caixas de amostras?
Como parte de um projeto único, a equipa BCB irá enviar um número limitado de Caixas de Prova para a sua comunidade europeia, para um virtual tasting conjunto. Particularmente emocionantes serão as Caixas de Novos Produtos. Interessados poderão encomendar estas Caixas com conteúdo temático diferenciado, a partir da Bilheteira BCB. A prova será efetuada numa sessão web moderada, onde poderão provar as diversas amostras e comentar.

Quais são as expetativas e objetivos para a edição deste ano?
O BCB Digital Pouring será uma nova experiência para todos nós. A indústria está-se a comprometer. O acesso dos visitantes é gratuito. Juntos, estamos a enviar uma mensagem: apoiamo-nos mutuamente, aprendemos uns com os outros, mantemo-nos em contacto e continuaremos a trocar informação para permanecermos uma comunidade. A maior conclusão desta crise é a de que a indústria das espirituosas se está a reinventar a nível global, numa crise desta dimensão, para poder sobreviver. No fim, queremos terminar este evento com forças renovadas, novas ideias e inspiração.