Bartwist

Os 100 anos do Negroni

06 Junho 2019 Redação

Um centenário de experiências resulta em histórias maiores que elas próprias. O Negroni, que festeja este ano cem de existência, é resultado disso mesmo.

Numa história disputada pela própria História, acredita-se que o nascimento de um dos cocktails mais apreciados do Mundo resulta de um pedido personalizado por parte do Conde Camillo Negroni, no Caffe Casoni em Florença, Itália.

O pedido seria simples: criar uma versão fortificada do cocktail Americano alterando a água tónica do original por gin. O Negroni tornou-se num sucesso imediato.

Ora, se a história é simples de se contar, a sua essência e receita é ainda mais simples. Sem necessidade de recorrer a qualquer utensílio, a composição é feita por partes iguais de Campari, vermute doce e gin. Para completar a mistura de sabores, junta-se a casca de laranja… sempre servido com muito gelo.

O Negroni é amplamente conhecido como aperitivo, mas recomenda-se moderação, pois já Anthony Bourdain dizia: “após quatro ou cinco, parece que fomos atropelados por um comboio de cargas”.

Aproveite para ler a nossa receita para um Negroni irrepreensível.