Bartwist

5 Destilarias irlandesas a não perder

05 Junho 2019 Redação

O whiskey irlandês é tão especial que leva um “e” especial em whiskey. Qual é o segredo desta espirituosa com um percurso que atravessa séculos de História? É difícil de desvendar, mas podemos levá-lo à origem do seu fabrico. Neste artigo do Bartwist apresentamos-lhe cinco destilarias para conhecer, quando visitar a Irlanda.

Old Bushmills Distillery

Bushmill Old Distillery

Na pequena vila de Bushmills na Irlanda do Norte, podemos encontrar a mais antiga destilaria desta seleção. Vendo-lhe atribuída a licença para destilar whiskey em 1608, podemos encontrar mais de 400 anos de história em cada garrafa.

A água utilizada para a produção deste whiskey é tida como o segredo da sua fórmula, por isso, mesmo não sendo apreciador desta bebida, é-lhe garantida uma visita guiada cheia de experiências sensoriais, lado-a-lado com o processo produtivo e, claro, uma prova de Bushmills.

Já que visita a região de Bushmills, então aproveite as redondezas e visite o património da humanidade Giant’s Causeway, sinta-se como a realeza no Dunluce Castle, ou aventure-se na Carrick-a-Rede, garantimos um dia em cheio!

Tullamore D.E.W.

Tullamore Distillery

Daniel E. Williams, o menino dos estábulos que trabalhou na destilaria que iria ser sua, anos mais tarde. Uma vez desvendado o significado das iniciais D.E.W., cabe colocar a vila de Tullamore no seu roteiro e fazer a viagem de 100 kms desde Dublin, para ficar a conhecer esta marca com quase dois séculos de história.

Na destilaria, poderá optar por três visitas diferentes. Desde a breve apresentação da história da destilaria, como a conhecer o processo produtivo, ou a criar a sua própria combinação de sabores numa receita personalizada, garantimos que a viagem a Tullamore será uma experiência inesquecível!

Jameson Experience

Jameson Distillery

Se, por um lado, a Jameson nasceu em Dublin, é em Midleton, numa vila a 23 quilómetros de Cork, que encontrará a verdadeira experiência da Jameson. Nesta destilaria terá a oportunidade de descobrir 200 anos da história criada por John Jameson ao longo de quatro diferentes visitas, desde conhecer a marca e o seu percurso, a abrir um barril de whiskey, assim como realizar a sua própria receita, como um verdadeiro Mestre do Whiskey.

Dingle Whiskey Distillery

Dingle Whiskey Distillery

A mais recente das destilarias desta lista, a Dingle nasceu em 2012, mas a idade não é motivo para descurar uma visita à península com o mesmo nome. Descubra como o dia-a-dia de uma destilaria artesanal, que ajuda a revitalizar a região, aposta na qualidade em detrimento da quantidade produzida. De realçar ainda que a destilaria produz gin e vodca no mesmo espaço.

A marca aconselha a que marque a sua visita antes de fazer a viagem, de forma a garantir a sua presença.

Kilbeggan Distillery Experience

Kilbeggan Distillery

Nem todas as destilarias conhecem o sucesso ininterrupto ou o aumento exponencial, ano após ano. No caso da Kilbeggan Distilling Co., passados 200 anos da sua criação, a destilaria encerrou as suas portas para passar a ser mais uma memória do povo de Kilbeggan. Uma vez que o povo irlandês não é conhecido por se deixar vencer facilmente, em 1983 iniciou-se o restauro da antiga destilaria, que viria a produzir novamente em 2007.

Esta e tantas outras histórias são contadas ao longo de quatro diferentes visitas guiadas, entre uma e três horas, dependendo do pacote escolhido e da vontade em aprofundar o seu conhecimento na arte do whiskey irlandês.