Lisboa

|

2/12/22

e

Per Se Pairing Challenge: o Pairing Perfeito foi finalmente desvendado

O Barman Tiago Duarte e o Chef João Fialho do Restaurante Páteo (Évora), conquistaram o primeiro lugar e o título de “Pairing Perfeito”!

O desafio foi lançado a Bartenders e Chefs para que, em dupla, criassem um cocktail com Per Se e um aperitivo para o acompanhar e, assim, criar o "ritual Per Se" perfeito. Foi realizada uma pré-seleção que apurou os 3 finalistas que competiram na grande final: o Restaurante Tapisco, o Restaurante Umami Quinta do Lago e o Restaurante Páteo.

A FINAL:
A final realizou-se no passado dia 28 de novembro no Restaurante Mundet Factory, do Chef João Macedo. Em conjunto com o Chef Carlos Duarte Afonso e a Barmaid Helena Pereira, elegeram a dupla do Restaurante Páteo (Évora), composta pelo Bartender Tiago Duarte e pelo Chef João Fialho, como os grandes vencedores do Per Se Pairing Challenge. O Bar Manager e Chef do Restaurante Páteo apresentaram um pairing recheado de portugalidade e tradição. "Lanche antes de almoço" era o conceito.

Pairing vencedor, da equipa do Páteo Évora: Tiago Duarte e João Fialho

OS VENCEDORES:
A dupla vencedora apresentou um pairing composto por um cocktail com Per Se e os sabores e aromas da Maçã Bravo Esmolfe, conjugado com um aperitivo que ligava o carapau e o toucinho ao tradicional Pão Alentejano. "O conceito do nosso pairing passa pela nossa essência. As nossas raízes alentejanas, com tudo o que Portugal tem de melhor. No tempo dos nossos avós, um dos snacks mais apreciados era Pão com Toucinho. A maçã e os citrinos estavam sempre presentes, também, nas refeições. Um único carapau era dividido por várias pessoas. O nosso pairing recria os nossos antepassados e a nossa mistura de sabores faz-nos lembrar a simplicidade de antigamente", referem os vencedores.

OS FINALISTAS:
A competição foi bastante renhida: os três finalistas apresentaram criações únicas e cheias de sabor, tornando difícil a deliberação e decisão final do painel de jurados.

Em segundo lugar, destacou-se o Umami Quinta do Lago, representado pela Barmaid Ana Camacho e pelo Chef Jorge Alves. A dupla levou os jurados numa viagem até ao tempo dos Descobrimentos, numa homenagem aos portugueses que descobriram terras asiáticas e de lá trouxeram os melhores sabores: as tempuras e as especiarias. A apresentação do pairing conquistou os júris, numa ligação perfeita entre os sabores asiáticos e o pôr do sol num copo, destacando aquele que é um dos mais icónicos do nosso país: o pôr do sol algarvio.

Em segundo lugar, a dupla do Umami: Ana Camacho e Jorge Alves.


O terceiro lugar foi conquistado pela dupla do Tapisco, em Lisboa. O Barman Telmo Santos e o Chef João Soalheiro brindaram os júris com um pairing que liga Portugal à Ásia através de produto exóticos. O resultado foi um cocktail equilibrado com sabores cítricos e orientais, com uma espuma de kumquat a completar, e um aperitivo que dá um twist asiático ao tradicional magret de pato.

Em terceiro lugar, a dupla do Tapisco: Telmo Santos e João Soalheiro.


Para saberes mesmo tudo sobre a final do Per Se Pairing Challenge, espreita a galeria de fotos abaixo e visita o Instagram do Bartwist - @bartwistbyce – para veres todos os vídeos desta competição!

No items found.
←Outras notícias